NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ABME – Associação Brasileira de Medicina Estética é uma Associação constituída por mais de 4.000 médicos de diversas especialidades, trabalhando juntos, há mais de 18 anos, no desenvolvimento, aperfeiçoamento e crescimento da Medicina, englobando tudo o que há de Estética, Harmonização Facial e Corporal.


O objetivo da Associação é levar ao médico, através de congressos, seminários, convenções, revistas, entre outros, o aperfeiçoamento da técnica de variados procedimentos minimamente invasivos e cientificamente comprovados, definindo os protocolos e padrões técnicos para realização dos procedimentos e estabelecendo parâmetros que determinem a utilização eficaz e segura destes protocolos, visando em última análise, a segurança e proteção do paciente.

Os procedimentos médicos ambulatoriais minimamente invasivos não se compõem de qualquer tipo de técnica cirúrgica, seja de natureza dermatológica e/ou plástica. Por outro lado, a realização de procedimentos invasivos deve ser feita apenas por médicos capacitados, como forma de reduzir a chance de surgimento de problemas de saúde para o paciente, com consequências graves e definitivas. Vale ainda ressaltar que os locais de realização de procedimentos invasivos precisam contar com infraestrutura necessária para sua execução, atendendo aos requisitos mínimos estabelecidos pela Resolução CFM nº 2.073/2014.

Diante do exposto, a ABME, vem por meio desta nota de esclarecimento, comunicar que não apoia, e, inclusive, repudia e condena qualquer tipo de atendimento e/ou procedimento que não esteja de acordo com o exercício legal e ético da Medicina, bem como, a realização de prática cirúrgica por profissional que não possua a devida formação, qualificação e inscrição nos órgãos competentes.

Inobstante tais considerações, estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, prezando sempre pelo respeito e em consonância com o que determina as regras éticas da Medicina.

Atenciosamente,

MD. Carlos Eduardo Garcez - CRM: 22830-RS
Presidente Nacional